Wednesday, May 05, 2010

Lagoa, Algarve - De Albandeira a Benagil

A maré estava de feição, o vento calmo e o mar chão; estavam reunidas as condições ideais para mais uma aventura de kayak entre as praias de Albandeira e Benagil em Lagoa no Algarve. Uma mera milha náutica, perfeitamente à distância de qualquer "kayaker" amador (lá está o artista numa das fotos à espera da "pendura").
Estava um dia soalheiro, perfeito...zarpámos de Albandeira por volta das 10:00 e fomos indo à boleia de uma corrente que corria favorável de Sotavento para Barlavento. Fizémos uma escala deliciosa numa das três praias desertas que existem entre Albandeira e praia da Marinha só acessíveis por mar. E foi fantástico...só nós e o marulhar agradável das ondas. Foi tempo de tomar vários banhos de mar e de Sol, ler um pouco, comer umas barras de cereais nutritivas e fruta, beber água para hidratar e repor os níveis e zarpar novamente em direcção a Benagil, onde chegámos às 13:30, perfeitamente a tempo de almoçar um robalo no carvão com uma excelente salada e um verde Quinta da Aveleda, bem geladinho ! Um must...só vos digo :-)
Após umas duas horas na praia de Benagil, para ganhar forças e coragem para o regresso, zarpámos de volta para Albandeira com uma escala na magnífica praia da Marinha. Por volta das 18:30 chegámos ao ponto de partida.
O que mais gostei nesta experiência que tenciono repetir foi o "som do silêncio" o navegar à vista perto das grutas (deu para entrar com cuidado em algumas) e arribas, apreciando o vôo e o canto das aves marinhas e vendo alguns peixes bem perto da superfície. Este silêncio de ouro só era por vezes interrompido pelos barcos a motor que passavam perto, cheios de turistas em visita às grutas...mas isso durava só um minuto. Depois retrocedia tudo ao magnífico som do silêncio e à cromática única do cenário natural. As duas fotos postadas são da Albandeira...
A repetir sempre que possível, sem dúvida !



No comments: