É sabido que os mares e oceanos cobrem cerca de 3/4 da superfície terrestre pelo que a designação de Planeta Terra deveria ser revista. O Planeta Azul como é conhecido deveria ser designado por Planeta Mar. Aliás dos mares e oceanos depende o equilíbrio do ecosistema global. Há que explorá~los, preservando-os...
Tuesday, May 11, 2010
Wednesday, May 05, 2010
Benagil, Marinha e Selvagem

As setes fotos aqui postadas documentam o passeio de kayak entre as praias de Albandeira e Benagil em Lagoa no Algarve, descrito no post anterior. Através destas imagens poder-se-à ter alguma ideia da beleza do curto percurso marítimo de que se pode usufruir numa distância de duas milhas marítimas (ida e volta).
Deixo-vos o link do Google Maps (onde são perfeitamente visíveis ambas as praias) do percurso por terra entre as praias de Albandeira e Benagil .
As duas primeiras fotos são relativas à linda praia da Marinha e a 3ª foto é da praia de Benagil, o destino do passeio. As 4 ultimas fotos são relativas a uma das praias selvagens existentes entre Albandeira e Benagil, só acessível por mar e onde os priveligiados que a ela chegam podem deleitar-se com o silêncio do marulhar das ondas, com o magnífico areal e banhos de sol e mar em total privacidade longe da civilização ali tão perto...
De notar que este curto percurso de kayak é acessível a qualquer amador, embora seja aconselhável fazê-lo nas condições ideias de "pressão, corrente e temperatura" como foi o caso, uma vez que a maré, o vento e a corrente estavam de feição e o mar estava chão. De notar que a corrente dominante evolui de Sotavento para Barlavento.
Quem estiver interessado, poderá consultar as condições de mar e meteorológicas no site windguru (no link têm a carta da região do Algarve, Portimão no caso) antes de planear este excelente passeio que aconselho a quem estiver interessado.
Por minha parte, tenciono repetir a aventura sempre que possível.
Inolvidável !
Lagoa, Algarve - De Albandeira a Benagil
A maré estava de feição, o vento calmo e o mar chão; estavam reunidas as condições ideais para mais uma aventura de kayak entre as praias de Albandeira e Benagil em Lagoa no Algarve. Uma mera milha náutica, perfeitamente à distância de qualquer "kayaker" amador (lá está o artista numa das fotos à espera da "pendura").
Estava um dia soalheiro, perfeito...zarpámos de Albandeira por volta das 10:00 e fomos indo à boleia de uma corrente que corria favorável de Sotavento para Barlavento. Fizémos uma escala deliciosa
numa das três praias desertas que existem entre Albandeira e praia da Marinha só acessíveis por mar. E foi fantástico...só nós e o marulhar agradável das ondas. Foi tempo de tomar vários banhos de mar e de Sol, ler um pouco, comer umas barras de cereais nutritivas e fruta, beber água para hidratar e repor os níveis e zarpar novamente em direcção a Benagil, onde chegámos às 13:30, perfeitamente a tempo de almoçar um robalo no carvão com uma excelente salada e um verde Quinta da Aveleda, bem geladinho ! Um must...só vos digo :-)

Após umas duas horas na praia de Benagil, para ganhar forças e coragem para o regresso, zarpámos de volta para Albandeira com uma escala na magnífica praia da Marinha. Por volta das 18:30 chegámos ao ponto de partida.
O que mais gostei nesta experiência que tenciono repetir foi o "som do silêncio" o navegar à vista perto das grutas (deu para entrar com cuidado em algumas) e arribas, apreciando o vôo e o canto das aves marinhas e vendo alguns peixes bem perto da superfície. Este silêncio de ouro só era por vezes interrompido pelos barcos a motor que passavam perto, cheios de turistas em visita às grutas...mas isso durava só um minuto. Depois retrocedia tudo ao magnífico som do silêncio e à cromática única do cenário natural. As duas fotos postadas são da Albandeira...
A repetir sempre que possível, sem dúvida !


Subscribe to:
Posts (Atom)